Carteira de trabalho digital e dinheiro em mãos, para serviços de assessoria trabalhista.

Empréstimo Consignado Empregada Doméstica 2025

Notícias Dicas

O governo federal lançou no dia 12 de março o Programa Crédito do Trabalhador na Carteira Digital de Trabalho, prometendo facilitar e baratear os juros do empréstimo consignado a trabalhadores registrados via CLT.

Ao todo, mais de 47 milhões de trabalhadores poderão ser beneficiados com o novo programa, incluindo empregados domésticos, desde que formalizados.

Na prática, o novo consignado entrou em vigor no dia 21 de março, por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

FUNCIONÁRIO DOMÉSTICO

O empregado que tiver interesse em obter um empréstimo deverá acessar a Carteira de Trabalho Digital, solicitando ofertas de crédito.

A partir daí, o interessado receberá ofertas em até 24 horas, analisará a melhor opção e fará a contratação no canal do banco.

A margem consignável para o empréstimo é de até 35% do salário bruto.

Nessa página da Caixa Econômica é possível ver como funciona todo o processo:

https://www.caixa.gov.br/voce/credito-financiamento/emprestimo/consignado/credito-do-trabalhador/Paginas/default.aspx

EMPREGADOR DOMÉSTICO

O empregador doméstico vai descontar do salário da funcionária o valor do empréstimo e repassar para o governo via guia do eSocial.

Por conta disso, as parcelas do crédito com consignação em folha terão vencimento mensal, coincidindo com a data de vencimento do eSocial: todo dia 20.

Exemplo: a empregada fez a adesão ao empréstimo dia 20/04/2025.

A primeira parcela será descontada no salário de Maio de 2025. Já a guia do eSocial deverá ser paga pelo empregador no dia 20 de Junho de 2025.

ESOCIAL IRREGULAR

O empregador que não pagar a guia DAE em dia, estará sujeito às penalidades administrativas, cíveis e penais aplicáveis, inclusive pagando pelos juros e multas cobrados pelo banco que forneceu o empréstimo ao empregado.

Além disso, é muito importante estar com o eSocial regularizado, pois a aprovação do empréstimo consignado dependerá, em parte, do saldo do FGTS que a funcionária tiver.

Se o empregador estiver com guias do eSocial em atraso, é possível que a funcionária não consiga a aprovação do crédito.

APOIO PROFISSONAL

Em função de todas essas mudanças, mais do que nunca, é muito importante que o empregador doméstico esteja com tudo regularizado.

Não perca tempo, solicite agora mesmo uma Auditoria em seu eSocial e verifique se está tudo certo.

Esse é o 1º passo para regularizar a situação trabalhista de sua funcionária doméstica e evitar dor de cabeça no futuro.

Converse com um de nossos analistas de RH e saiba mais sobre Empréstimo Consignado Empregada Doméstica 2025.

Teremos prazer em ajudar!


Compartilhe nas redes sociais

Gostaria de saber mais?

Clique no botão abaixo para falar com a nossa equipe por Whatsapp

Tire suas dúvidas
Imagem CTA

Veja Também